3 livros para uma vida pessoal e profissional mais equilibrada

3 livros para uma vida pessoal e profissional mais equilibrada

Chegou Agosto, mês de férias por excelência, de descanso e, porque não, de cuidar do nosso bem-estar físico e mental!

2021 já vai a mais de meio, e acreditamos que, até agora, tenhas estado embrenhado e empenhado em fazer crescer o teu negócio.

Talvez seja altura de ponderares se estás a conseguir manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Senda a leitura é um dos nossos hábitos, não podíamos deixar passar em branco a oportunidade de te sugerir 3 livros com dicas incríveis para uma vida pessoal e profissional mais equilibrada, que podes ler durante as férias!

Hábitos Atómicos, de James Clear

Esta é uma sugestão da Vera e que a Marisa ainda está a ler, mas tem já lugar de destaque!

O Hábitos Atómicos é absolutamente incrível e um livro para se ler mais devagar.

Um livro sobre formação de hábitos, como criar novos hábitos e quebrar hábitos antigos e pouco saudáveis.

A verdade é que grande parte das ações que compõem o nosso dia são originadas por hábitos que se tornaram automáticos.

Hábitos estes que se foram formando pela repetição ao longo de vários anos!

E, sem saber, no meio de todos os hábitos saudáveis que desenvolvemos, há também alguns hábitos nefastos, mas dos quais nem nos apercebemos.

Não nos podemos esquecer que, em último caso, somos aquilo que fazemos, daí ser tão importante compreender os nossos hábitos, como os criámos ou perdemos, e como podemos usá-los a nosso favor, de modo a criarmos a melhor versão possível de nós próprios.

E sim, todos sabemos que, quando se fala de mudança, o nosso primeiro instinto é a recusa, o receio de sair da zona de conforto.

É por isso que este livro, ao focar-se em pequenas alterações, pequenos ajustes, te pode ajudar a transformar a tua vida para melhor!

Sabias que se te tornares 1% melhor a cada dia (que não parece nada, não é?), ao fim de um ano te tornaste 37% melhor?

Fantástico, não achas?

“É muito fácil sobrestimar a importância de um único momento decisivo e subestimar o valor de efetuar pequenas melhorias numa base diária. Convencemo-nos com demasiada frequência de que um êxito em grande escala exige uma ação em grande escala.”

James Clear

A ideia fundamental do livro é que nos devemos concentrar não apenas no objetivo final, mas sim no sistema que vamos usar para o alcançar.

Ignorar esse sistema é boicotar o nosso sucesso.

E isto aplica-se à vida pessoal e profissional!

Se nos focarmos no melhoramento dos pequenos passos que damos no caminho para o objetivo é provável que o alcancemos muito mais rapidamente do que se nos focarmos apenas na visão final do nosso objetivo.

Como fazer amigos e Influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Este segundo livro que te sugerimos, nesta senda de equilibrar a tua vida pessoal e profissional, é um favorito tanto da Vera como da Marisa!

Como fazer amigos e influenciar pessoas teve um papel muito grande em ambas.

“Só existe uma forma, neste mundo, de fazer com que alguém faça alguma coisa. Já pensou nisso? Sim, apenas uma forma. E isso é fazer com que a pessoa queira fazê-lo.”

Dale Carnegie

Apesar de ter sido publicado em 1936, os princípios nele apresentados ainda hoje se apresentam como extremamente relevantes e poderosos quando aplicados em qualquer situação que envolva interações pessoais.

Neste best seller, Dale Carnegie guia-nos pela mão e partilha connosco este conhecimento intemporal sobre como:

  • fazer com que as pessoas gostem de ti
  • construir amizades e relacionamentos para toda a vida
  • aprender a inspirar, liderar e influenciar as pessoas

A ideia central deste livro é considerar sempre as coisas do ponto de vista da outra pessoa, mais até do que do teu próprio ponto de vista.

Carnegie transmite as suas ideias usando exemplos e histórias de reis ingleses, generais da guerra civil americana, e outras personalidades famosas como Franklin e Teddy Roosevelt, Abraham Lincoln, John D. Rockefeller.

No meio dos inúmeros estudos de caso apresentados surgem inúmeras dicas e frases úteis que podem perfeitamente ser aplicadas na tua vida pessoal e profissional.

Pensa como um Monge, de Jay Shetty

O terceiro livro é um favorito da Vera: Pensa como um Monge.

“Nunca antes houve tantas pessoas tão insatisfeitas – ou tão preocupadas em alcançar a “felicidade”. A nossa cultura e os meios de comunicação alimentam-nos com imagens e conceitos sobre quem devemos ser e o que devemos ser, ostentando, ao mesmo tempo, modelos de realização pessoal e de sucesso.”

Jay Shetty

Não temos de viver como monges para pensar como monges.

Basta que tenhamos a capacidade para abrir a nossa mente para todo um novo conjunto de ideias, pensamentos e valores.

Ou seja, este livro não nos encaminha na direção de uma mudança no modo de vida, mas sim de uma mudança de mentalidade.

Partilha connosco uma série de práticas, técnicas e tarefas que regem a vida dos monges, mas que qualquer pessoa pode colocar em prática de imediato.

E porquê monges?

Porque se queremos treinar o cérebro, a mente, temos de recorrer a quem tem, cientificamente, o cérebro mais calmo, feliz e focado.

Este livro ajuda-te a refletir, clarificar pensamentos e tomar decisões com facilidade, ao mesmo tempo que te ajuda a lidar com os medos e ansiedade que te bloqueiam.

Para terminar…

Queremos que te sintas inspirado e focado!

A confusão e desorientação na tua vida profissional reflete-se na tua vida pessoal e vice-versa.

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional eleva-te e permite-te transmitir para terceiros o teu bem-estar interior, transmitindo também confiança!

É com essa reflexão em mente que este mês, na membership do Vamos! Club, o tema é Bem-estar físico e mental para Empreendedores e Assistentes Virtuais.

Queremos que alcances a melhor versão de ti mesmo!

E já agora, que a partilhes connosco!

Deixe uma resposta