Tailwind – A ferramenta essencial para Pinterest Managers

Tailwind – A ferramenta essencial para Pinterest Managers

Esta é uma das ferramentas que mais uso como Pinterest Manager.

Era impossível eu conseguir fazer a manutenção estratégica de tantas contas de Pinterest em simultâneo sem o uso diário desta ferramenta online.

Mas afinal, o que é, e como funciona o Tailwind, Deus-dos-Deuses do mundo Pinterest? Está na altura de descobrir!

logo tailwind

O que é o Tailwind?

O Tailwind é uma ferramenta APROVADA pelo Pinterest que faz o agendamento inteligente de publicações e analisa a performance dos pins publicados.

O facto desta ferramenta ser aprovada pelo próprio Pinterest é muito importante, porque significa que a ferramenta segue à risca todas as recomendações e diretrizes dadas pelo Pinterest, fazendo constantes ajustes e alterações de cada vez que o este “mexe” no algoritmo.

Assim, se a souberes usar corretamente, podes crescer imenso a tua visibilidade no Pinterest, sem correres o risco de ter a tua conta bloqueada por “má conduta”.

O mesmo já não acontece com outras ferramentas similares como o Hootsuite e o Planoly que, para além de não terem um agendamento inteligente, não seguem as diretrizes do Pinterest.

O Tailwind ajuda-te a encontrar conteúdo, a construir relações dentro das Comunidades (calma, já lá vamos) e a alcançar novas audiências dentro dos nichos em que atuas.

tailwind ferramenta essencial para Pinterest Managers

Comunidades Tailwind

Para além das razões já descritas acima o Tailwind é também uma mais-valia gigante por ter Tribos ou Comunidades (recentemente, substituiu a palavra Tribo por Comunidade).

Embora esta ferramenta seja ainda uma novidade em Portugal e ainda não hajam muitas Comunidades em português de Portugal, estas têm um potencial gigante, porque te ajudam a encontrar e partilhar conteúdo rapidamente, para que a tua “fila de espera de publicações” esteja sempre carregada de conteúdo.

As Comunidades têm uma pequena particularidade: obrigam os seus membros a partilharem conteúdo em proporções de 1:1.

Ou seja, por cada pin que publicas nas Comunidades, deves também partilhar um Pin de um membro da Comunidade no teu Pinterest.

Isto faz com que as Comunidades funcionem de forma equilibrada e justa.

Quando alguém da Comunidade partilha o teu pin, esse pin vai aparecer nos álbuns de Pinterest dessa pessoa, e nos feeds dos pinners que seguem essa pessoa – aumentando IMENSO as impressões desse teu pin. Isto pode ser o suficiente para um pin se tornar viral!

ferramenta essencial para Pinterest Managers
Repara no alcance que tu podes ter com as Comunidades. Se vires no “Your Results” eu cheguei até mais de 63 mil pessoas com 6 pins originais

Agendamento Inteligente

Esta é a verdadeira razão pela qual o Tailwind é um autêntico salva-vidas!

A programação inteligente é uma funcionalidade altamente poderosa, já que vem com horários recomendados consoante os hábitos do teu público.

A ferramenta analisa as métricas do público que queres atingir e programa os pins para saírem no horário em que é mais provável essas pessoas estarem online no Pinterest.

Mind-blowing, né?

Assim, não tens de passar o tempo inteiro a publicar conteúdo novo no Pinterest.

Agendas tudo na ferramenta, ela programa-o para sair quando o teu público está online e tu podes usar o tempo que poupaste para fazer outras coisas que gostes mais (tipo, ver Netflix!)

Como funciona o agendamento?

O Tailwind tem “filas de espera” (queues) onde agendas os teus pins.

Tem também algumas funcionalidades para tirares o máximo partido das estratégias de marketing do Pinterest, como o Agendamento Otimizado por Intervalos.

pinterest manager assistente virtual
Fila de Espera carregada de pins agendados para sair a horas estratégicas

A melhor estratégia de programação é pinnar de forma consistente, todos os dias, quando o teu público está mais ativo.

E o Tailwind pode-te ajudar a fazer exatamente isso.

Tailwind Creator

Veio fazer concorrência ao Canva com esta nova funcionalidade.

Agora é possível desenhar pins atractivos, com as cores da tua marca, em poucos minutos e adicioná-los diretamente à tua “lista de espera”.

BAM! É uma funcionalidade incrível e que dá IMENSO jeito.

Só tens de adicionar as cores da tua marca, dizeres qual vai ser o teu título, adicionares o URL do teu conteúdo e o Tailwind consegue gerar em poucos minutos, dezenas de designs para publicares! Magia.

Eu continuo a preferir o bom velho Canva para fazer os meus designs, mas esta é também uma excelente opção!

ferramenta para Pinterest Managers

Convencido a usar o Tailwind com o Pinterest?

Experimenta a ferramenta gratuitamente.

Estou a trabalhar em mais artigos sobre o Pinterest e o Tailwind!

Diz-me nos comentários o que dúvidas tens em relação ao Pinterest para eu te poder ajudar e junta-te ao Grupo de Facebook de Pinterest para Negócios!

Deixe uma resposta