Fomos convidadas para co-organizar a primeira grande conferência para Assistentes Virtuais.
E estávamos longe de imaginar as proporções que ia ter…
Foram:
- 208 pessoas inscritas
- 5 palestras por dia
- Uma ferramenta completa para networking
- Exposições de parceiros (onde esteve também o DitoFeito)
- E feedbacks que não posso apelidar só de fantásticos porque foram bem mais que isso.
A primeira edição do AV Portugal Summit terminou no sábado, dia 06/02, e estamos agora com uma nostalgia imensa por tudo o que fizemos, tudo o que conseguimos e pelas pessoas que ajudamos.
Foram 3 dias de palestras que, juntas, formam um mini-curso para te tornares assistente virtual e conseguires criar o teu negócio de sucesso.
Foram 4 grandes Assistentes Virtuais que se juntaram para dar vida a isto.

Foram muitos nervos e ansiedade à mistura, também, não se enganem!
Não é fácil atribuir uma palavra a este evento.
Não é mesmo!
Mas, se tivéssemos que escolher uma, diríamos “repetível.”
Agora que a dizemos, nem sabemos se é palavra! Mas é o que nos passa pela cabeça.
Foram inúmeros os pedidos pela 2ª edição e, claro, eu também ficamos entusiasmadas por pegar já nisso e nas ideias e começar a trabalhar!
Se não participaste no AV Portugal Summit, deixa-me fazer-te um pequeno sumário.
Resumo do AV Portugal Summit 2021
Começamos no dia 4 com palestras dedicadas ao início dos inícios:
Afinal, o que é ser assistente virtual?
Quem o pode ser? Que desafios vais encontrar?
Juntamente com mais 5 pessoas fantásticas, partilhamos experiências e pontos de vista.
Foi especialmente bom ter a perspetiva de quem começou há mais tempo, como o caso da Vera e da Sofia Ferraz, e assistentes virtuais no ativo há menos tempo, como a co-organizadora Bia Dias e o Tiago Fialho, aluno do meu curso de iniciação à assistência virtual.
Não podíamos também falar de uma profissão como a nossa e não incluir o Gonçalo Hall no leque de convidados.
O Gonçalo (tal como se esperava) ajudou a desmistificar o trabalho remoto!
Não falou só do bom, nem só do mau, mas do real.
Foi incrível.
Em seguida, falamos de temas que dão pano para mangas a nível de dúvidas: precificar, finanças (com as Finanças no Feminino) e abrir atividade como trabalhador independente (com a Ludmila Rebola).
Quase não tivemos mãos a medir para a quantidade de dúvidas que surgiram!

São temas bastante importantes, seja qual for o teu momento na assistência virtual (e em qualquer outro negócio).
Terminamos o nosso dia novamente a falar de finanças – mas desta vez com o apoio da InvoiceXpress.
Pela mão do Francisco Horta, tivemos um mini-tutorial da plataforma.
O segundo dia foi totalmente dedicado à forma como podes divulgar os teus serviços.
Contamos com a Bárbara Bação, a falar das bases e princípios de Marketing.
Mas não não ficamos pela base!
- O Tiago Faria veio logo em seguida limpar as ideias de que Websites e SEO são complicadíssimos e reservados a uma minoria;
- A Marina Ulhôa, ligada a nós desde o Brasil, deu 8 dicas fantásticas para potencial o teu Instagram profissional;
- A Anita Costa ajudou toda a gente a perceber melhor o LinkedIn e deu também dicas para melhorar os nossos perfis profissionais;
- E a Marisa falou de formas de divulgar o nosso negócio (pagas e gratuitas).
O último dia foi totalmente dedicado à Assistência Virtual.
A Regina Santana abriu as palestras para nos simplificar a forma como os clientes olham para nós.
Foi um abre olhos em muitos sentidos e praticamente toda a gente ficou “colada” na palestra!

Foi um pouco ingrato para a Vera ter dado a palestra logo a seguir à dela!
Estava, como habitualmente, com alguns nervos, mas as perguntas, o chat a ser ativo e o facto de ela estar 100% confortável com o tema deixaram-na bem mais calma.
Afinal, não foi assim tão mau ir a seguir à Regina Santana 😛
A incrível Rafaela Feliciano também deu o seu testemunho do que era a assistência virtual antes de 2020 e qual a visão dela dos tempos atuais.
E finalizamos o dia com 2 mesas redondas sobre conteúdos e sobre o futuro da Assistência Virtual.
A última foi particularmente agridoce, porque significou o fim de 3 dias intensos, mas teve direito a brinde e tudo!
Bem, vê por ti mesmo o que algumas pessoas disseram, porque é merecido!
Os Contratempos do AV Portugal Summit 2021
Sim, também é devido falar-te deles!

Na palestra da Bárbara Bação tivemos, infelizmente, alguns problemas com a ligação à internet, mas são coisas que acontecem.
A internet nem sempre joga a nosso favor 🙂
A Anita Costa acabou por ficar presa num hotel em Madrid por ter testado positivo à Covid-19 a meio de uma viagem de trabalho e teve de pré-gravar a aula.
Foi muito bom ter conseguido juntar-se a nós no chat para ir respondendo a perguntas e, no final, mesmo com problemas, conseguiu falar um pouco connosco por voz.
A ferramenta de mensagens diretas não estava a funcionar devidamente e ainda não entendemos bem porquê.
A WebHS, nosso patrocinador e parceiro, teve alguns problemas na emissão dos vouchers de desconto dos nossos participantes, mas nada que não tenha solução 🙂
As gravações tardaram um pouco mais que o suposto.
Não há nada que seja 100% perfeito.
Isso serve para o teu negócio de assistência virtual e também para eventos destes.
As coisas não estão 100% no nosso controlo e isso dá margem para que algo nos fuja de mão.
II Edição do Summit
Isso mesmo, a segunda edição já está pensada e já tem data para começar a ser trabalhada!
Já estavam a pedir uma II Edição no segundo dia, portanto temos de pôr as mãos na massa!
Vamos tentar colmatar algumas falhas que estejam ao nosso alcance e aplicar algumas das inúmeras sugestões que nos chegaram durante o AV Portugal Summit e depois.
Vai ser bem melhor preparar tudo com base no que as pessoas pediram, pois se o fizeram é porque reconhecem que são pontos importantes.
A lista de pré-inscrição vai abrir dentro de uns meses.
Para já, se quiseres garantir que não perdes nada de nada, participa na comunidade no Facebook ou inscreve-te na membership do VAmos! Club.
Garantimos-te que tens informação privilegiada quando eu também tiver algo concreto.