Se segues o trabalho do DitoFeito há algum tempo ou se já leste alguns dos outros artigos do Blog, sabes que há algo que para nós se torna uma base para o sucesso:
O Networking.
Somos totalmente apologistas de que “juntos somos mais fortes” e de que juntos conseguimos muito mais que se cada um fizer as coisas à sua maneira.
Para além disto, há também uma outra variável que é muito relevante para quem trabalha online:
As Redes Sociais.
Em Portugal há uma rede social que ainda vemos ser muito pouco aproveitada e que pode tornar-se uma autêntica mina de ouro para assistentes virtuais.
Já o é noutros mercados e países, mas em Portugal ainda está em crescimento.
Hoje vamos dedicar um artigo a falar sobre LinkedIn para assistentes virtuais e como podes tirar o máximo partido da rede social fazendo apenas alguns ajustes.
LinkedIn para Assistentes Virtuais
Para não confundir, vamos começar pelo início: porque é que o LinkedIn é relevante?
O LinkedIn é a maior rede social profissional do Mundo.

É literalmente o espaço em que milhões de empresas e profissionais partilham notícias, feitos, frustrações e necessidades.
Como fazemos no Facebook e Instagram, mas adaptado a negócios e mercado B2B (Business to Business).
Apenas por esta introdução, já começas a perceber que o LinkedIn para Assistentes Virtuais tem de ser relevante.
Mas vamos lá ver outras vantagens:
- Conexões com o teu cliente ideal;
- Procura de empresas e profissionais à tua medida;
- Possibilidade de contacto mais direto e informal que um email (pode substituir a cold call ou cold email);
- Possibilidade de construir relações profissionais;
- Um local onde ninguém te vai chatear por falar em trabalho.
Estivemos agora aqui a pensar em desvantagens para o LinkedIn e nas razões por que me dizem que não gostam desta rede social.
Mas, honestamente, não conseguimos pensar numa desvantagem que supere as vantagens.
O LinkedIn é uma rede social como todas as outras.
A única diferença é estar mais direcionado para negócios.
Que, para ti, assistente virtual, até é uma enorme vantagem!
Como não conseguimos encontrar desvantagens, vamos pegar nos maiores “mitos” e desmistificar o que provavelmente pensas sobre o LinkedIn.
Desmistificar o LinkedIn

Não sei o que escrever ou partilhar no LinkedIn
É muito simples: o que partilharias ou escreverias noutra rede social.
O LinkedIn tornou-se uma rede social (um pouco) menos informal.
Como em qualquer outra, o que realmente importa é genuinidade e autenticidade.
Para além da vontade de partilha, claro.
Não te podes esquecer que quem está presente no LinkedIn são PESSOAS.
Logo, não tens de mudar a tua forma de falar ou ser.
Partilha frustrações, histórias, conquistas. Comenta outras publicações, agradece a partilha.
Não tens de ser diferente só porque estás noutra rede social.
Tenho receio do que vão pensar
Uma vez mais, é um receio partilhado em qualquer outra rede social.
Não te esqueças disto: o negócio é teu e ninguém sabe geri-lo melhor que tu.
Ninguém sabe as tuas razões para o criar melhor que tu.
Ninguém é tão bom embaixador dele como tu.
Não importa o que os outros pensam; importa a razão por que dizes o que dizes e fazes o que fazes.
Tu és livre de dizer o que pensas. E sim, nem toda a gente vai concordar, tens de te preparar para isso.
Tens de ser forte o suficiente para ultrapassar mau feedback.
Seja no LinkedIn ou noutro meio qualquer.
Foca no que é importante e deixa o resto de lado.
O que não consegues resolver não é um problema.
Não sei como organizar o meu perfil
Ora aqui está um receio daqueles que tem de ser bem ponderado!
Um LinkedIn para assistentes virtuais não é diferente de um LinkedIn para outros profissionais.

É um CV à vista de todos. Mas um CV com foco na venda.
Pensa connosco: quando trabalhas para outrem, candidatas-te enviando um CV.
E esperas que esse CV seja o suficiente para te chamarem para uma entrevista.
Mas, e acreditamos muito que seja assim, quem constrói um CV para se candidatar a um trabalho full-time ou part-time não está a pensar em “vender-se” enquanto profissional.
Já tu, como assistente virtual ou outro prestador de serviços, tens de pensar no teu CV como uma das tuas formas de venda.
Logo, tens de o tornar apetecível, profissional e legível para qualquer tipo de pessoa.
O que nos leva ao terceiro e último ponto deste artigo.
As Bases para um Bom LinkedIn para Assistentes Virtuais
Naturalmente, vamos focar-nos nas bases de um bom LinkedIn para assistentes virtuais.
Há 4 pilares por onde tens de começar para ter um bom perfil nesta rede social.
1. Fotografia
A tua fotografia no LinkedIn deve ser profissional.
Há algumas recomendações indicadas por especialistas quanto à foto, mas deixo-te as 3 mais importantes:
- Foco no teu rosto – uma fotografia de corpo inteiro não vai permitir que as pessoas te consigam ver, até porque o espaço da foto é pequeno;
- Uma expressão amigável – achamos que não é necessário elaborar muito mais, mas, basicamente, manda esse sorrisinho cá para fora. E não cruzes os braços;
- Fundo neutro – faz com que o foco da tua foto sejas apenas tu. Podes usar o remove.bg para retirar os fundos das tuas fotos (é grátis).
2. Título
O título é o que aparece imediatamente por baixo do teu nome.
Há uns anos era usado tal como o nome indica: para deixares o título que tinhas no mercado de trabalho.
Então era onde se via muitos “CEO da Empresa X”; “Freelancer nicho tal”; etc.
Ainda hoje há títulos assim, mas nós, prestadores de serviços, encontramos duas formas mais simples de fazer passar a nossa mensagem e de fazer as pessoas perceberem o que fazemos.
Uma delas é usar o Título como se fosse uma pequena apresentação.
Uma espécie de Bio de Instagram, vá.
Em que temos um determinado espaço para, numa simples frase, dizermos o que fazemos.
Esta é a da Vera:

Como vês, uma forma simples de fazer com que me encontrem e percebam imediatamente o que faço a nível profissional.
A segunda opção é deixar informação dos serviços principais que prestas.
A apresentação da Marisa:

3. Sobre
Nesta parte é onde consegues humanizar um pouco mais o teu perfil.
Vemos muitos perfis no LinkedIn em que as pessoas usam a página Sobre sem tirar o melhor partido.
A nosso ver, cometem 2 erros:
- Falam demasiado sobre a sua história, mas esquecem-se de realçar a ligação da história com a atividade profissional;
- Falam demasiado da experiência profissional e esquecem-se da sua história.
Portanto, já estás a ver o que precisas, certo?
Um bom LinkedIn para assistentes virtuais deve incluir uma biografia que inclua a resposta a 4 perguntas:
- Quem és;
- O que fazes;
- Para quem;
- Porquê.
O Porquê é essencial. É onde realmente consegues começar a criar ligação.
O porquê da Vera é o que faz com que muitas pessoas se identifiquem com ela, por exemplo. E o mesmo com o porquê da Marisa
O teu porquê pode estar relacionado com a tua experiência, com a liberdade financeira que procuras, com o teu sonho de trabalhar e viajar…
Isto pode até nem te parecer relevante, mas vai por nós: importa e muito!
4. Experiência
Este é o ponto de que menos vamos falar, porque explica-se a si mesmo.
Mas vamos deixar uma indicação muito pessoal: todos nós queremos poupar tempo.
É uma das principais razões pelas quais as assistentes virtuais começaram a surgir: para ajudar outros a poupar e/ou rentabilizar tempo.
Logo, o perfil de LinkedIn tem de ser fácil e rápido de ler.
A secção da Experiência é onde provavelmente vais ter mais informações sobre ti, porque vais falar sobre os trabalhos que já fizeste, empresas para quem já trabalhaste, etc.
E isso é muito relevante, sem dúvida!
Mas não deixes de lado a experiência de quem lê.
Ou seja, não escrevas grandes quantidades de texto.
Opta antes por deixar os pontos mais importantes em formato lista, como eu tenho, por exemplo:

Qualquer pessoa que visite o meu perfil consegue ler a minha experiência em menos de 3 minutos.
Percebe que trabalho com Pinterest e que sou mentora de outras AV’s.
É a informação mais relevante que posso passar e a mais relevante para quem vai ler também.
E chega! Perfeitamente. Não preciso de deixar isso num bloco de texto que vai ser mais difícil de ler.
Conclusão
Sê ativo no LinkedIn. Esta é a nossa última recomendação.
Deixamos para último porque é uma recomendação que nós próprias não tenho seguido muito, mas que foi relevante no início da carreira.
Comenta publicações de outras pessoas na rede, procura ativamente pelo teu cliente ideal e conecta-te com ele, participa nas conversas.
Ultimamente não o temos feito, mas é um dos nossos objetivos para os próximos tempos!
Partilha o teu LinkedIn nos comentários 🙂