É inevitável que, como Assistente Virtual, tenhas reuniões virtuais com os teus clientes.
Fazer uma reunião (ainda) é a melhor forma de fechar um cliente, fazer o ponto de situação mensal ou semanal, ou discutir novas ideias, projetos e tarefas.
E, como és assistente virtual, é provável que o teu cliente nem viva na tua zona residencial.
Por isso, torna-se difícil ter uma reunião presencial!
Felizmente, a internet é fantástica e há inúmeras formas de fazer uma reunião virtual com qualidade e de forma segura.
Guarda o artigo de hoje, vais precisar muito dele no teu futuro!
Porque, como diz o título, vais passar a conhecer algumas ferramentas gratuitas para reuniões virtuais.
A importância das reuniões
Como dissemos acima, as reuniões são inevitáveis.
Eu sei que deves estar a pensar que reuniões são chatas e já estás a contar o tempo que vais dedicar a cada cliente por semana e tudo mais.
Mas as reuniões são mesmo importantes.
São a tua hipótese de ganhar ou fidelizar um cliente.
E as reuniões são tão longas ou chatas quanto tu decidires.
A primeira reunião demora sempre um pouco mais, pois estás a conhecer o teu futuro cliente e ele a ti.
Mas as restantes podem ser bem mais curtas – desde que bem organizadas!
Mas porque dizem que é preciso uma reunião para fechar um cliente?
Não é obrigatório. Mas ajuda MUITO!
Porque tu consegues esclarecer dúvidas imediatamente, refutar eventuais objeções e estabelecer os próximos passos.
Se apenas o fizeres por email, estás a permitir tempo para o cliente ver outras opções e – mais que tudo – estás a perder tempo.
O teu e o dele.
Ferramentas gratuitas para reuniões virtuais

1. Zoom
Esta é a que usamos diariamente e das mais completas e fáceis de utilizar que todas conhecemos.
O Zoom é totalmente gratuito para reuniões em duas situações:
- Até 3 participantes: sem limite de tempo;
- A partir de 4 participantes e até 100: 40 minutos gratuitos.
Para além de ser gratuita, tem outra coisa que ajuda imenso!
É possível ligar o Zoom ao Calendly (uma ferramenta que permite a marcação online de reuniões) e ao Calendário Google (para que nunca te esqueças de nenhum compromisso).
É, sem dúvida, a ferramenta para reuniões que mais recomendamos!
2. Google Meet
O Google Meet é relativamente recente e surgiu com mais força com a situação da Covid-19, no início de 2020.
Como mais empresas, escolas e profissionais precisavam de ferramentas gratuitas para reuniões, a Google não quis ficar para trás e deu destaque ao Meet.
O Google Meet é uma ferramenta para reuniões virtuais que, à data de escrita deste artigo, é gratuita.
Mas atenção!
O objectivo é que seja uma espécie de “Zoom da Google”, ou seja, vai chegar a altura de ser paga.
Se é melhor que o Zoom? Honestamente não achamos.
Não é difícil de trabalhar, mas penso que já nos acostumamos tanto ao Zoom que é difícil optar pelo Google Meet.
3. Skype
É verdade, ainda se usa o Skype!
O Skype foi, provavelmente, a primeiríssima ferramenta de reuniões online que todos nós conhecemos!
A Marisa ainda chegou a usar na altura em que trabalhava na agência de viagens e o Skype continua a ser uma excelente ferramenta.
Mas o Zoom permite que qualquer pessoa esteja numa reunião com um único clique e o Skype (pelo menos que saibamos) exige mais passos – por vezes até uma conta!
Sabemos que estavam a trabalhar para mudar esta questão, mas provavelmente não voltamos para o Skype neste momento.
Podes ainda usar estas ferramentas
O Gonçalo Hall, que podes conhecer do excelente trabalho que tem feito para promover o trabalho removo, é defensor de reuniões assíncronas.
De uma forma simplista, reuniões assíncronas acontecem sem que toda a gente esteja presente ao mesmo tempo.
Fazes um ponto de situação do teu trabalho num pequeno vídeo e disponibilizas para a equipa (ou o cliente) ver e responder quando for oportuno.
Loom
O Loom é um bom exemplo de ferramentas gratuitas para reuniões virtuais.
Podes gravar pequenos vídeos em que partilhas o ecrã e que podes, depois, partilhar com quem quiseres.
O vídeo pode estar público ou privado.
A Marisa usa o Loom com relativa frequência para partilhar informações relevantes com a equipa ou ensinar os clientes a dar-lhe perissão para usar o Gestor de Anúncios.
A versão gratuita do Loom permite vídeos até 5 minutos de duração.
Vidyard
O Vidyard funciona como o Loom.
Aliás, se estás na membership já viste um vídeo gravado pela Vera no usando o Vidyard.
Esta ferramenta acaba por ter uma melhor versão gratuita, mas o melhor é experimentar as duas.
Conclusão
Já dissémos noutro artigo que a melhor ferramenta é mesmo aquela a que tu e o teu cliente melhor se adaptam.
Teres o teu nicho definido também te vai ajudar a perceber quais as melhores ferramentas a usar.
Tornares-te um assistente virtual é um processo e uma aprendizagem constante.
Por vezes os clientes falam de algo que não conheces – e está tudo bem!
O importante é que aproveites a comunidade e a membership para tirar dúvidas e aprender.
Já usas alguma destas ferramentas no teu trabalho? Tens mais sugestões? Deixa o teu comentário abaixo 🙂