Como Divulgar o teu Instagram

Como Divulgar o teu Instagram

O Instagram tem estado em alta e acredita-se que continue nos próximos tempos.

Afinal, com a inclusão de cada vez mais formas de passarmos lá o nosso tempo (inclusive o Reels), as pessoas cada vez mais consomem conteúdo e fazem negócios no Instagram.

O que significa que tens de começar a aprender a divulgar o teu Instagram para que o teu negócio tire o máximo partido disso também!

A divulgação do teu Instagram pode, de forma muito simples, acontecer de duas formas: paga ou gratuita (ou seja, orgânica).

Vamos analisar cada uma delas individualmente.

Mas antes, aconselho-te a ler um outro artigo em que falamos de 3 passos chave num Instagram para assistentes virtuais.

Esse deve ser o teu ponto de partida.

Como Divulgar o teu Instagram Gratuitamente

O teu Instagram está criado, tens uma boa biografia, sabes que tens conteúdo de valor para partilhar.

Se é o teu caso, estes podem ser os teus próprios passos:

Hashtags nas publicações

Eu sei que agora estás a dizer “sim, eu sei, hashtags ajudam, eu uso e não funciona.

As hashtags funcionam. O que pode não estar a funcionar é a escolha das tuas hashtags.

O Instagram permite usar até 30 hashtags numa publicação.

E não, não faz diferença ser na publicação em si ou num comentário, é absolutamente a mesma coisa a nível de alcance.

Mas essas hashtags devem seguir uma lógica.

Isto é, não vale a pena usar a hashtag “#gestãodeemail” se estás a fazer uma publicação sobre criação de conteúdo para blog.

Nem vale a pena usar a hashtag “#marketingdigital” se não vais falar sobre esse tema. Ou qualquer outra que não esteja relacionada com o conteúdo da publicação.

Tens de pensar na experiência da pessoa que vai encontrar o teu post.

Se a experiência não for boa, o algoritmo no Instagram não te vai ajudar.

Pelo contrário, se a pessoa encontrar o que procura e interagir com a tua publicação, o algoritmo começa a divultar o teu instagram por ti de forma gratuita.

Ainda no tema das hashtags, tens de pensar de forma estratégica também.

Ou seja, se tens até 30 para utilizar, não faz sentido usar 30 iguais.

E menos sentido faz usar 30 hashtags que sejam utilizadas IMENSAS vezes, porque isso só vai fazer com que elas não funcionem tão bem.

Se o teu Instagram ainda está a crescer, o meu conselho é que uses esta divisão para as hashtags: 10 com pouca dimensão, 10 com média dimensão e 10 com alta dimensão.

Porquê?

Porque assim estás a distribuir conteúdo para 3 tipos de audiências:

  • 10 com pouca dimensão: audiência mais qualificada, ou seja, mais próxima do teu cliente ideal;
  • 10 com média dimensão: ligeiramente menos qualificada;
  • 10 com alta dimensão: maior audiência, maior competitividade, nem sempre pessoas prontas a comprar o serviço.

Stories e Lives

lives no instagram
Foto de Marcos Paulo Prado no Unsplash

No perfil do VAmos! Club não há stories todos os dias, mas são partilhados outros tipos de conteúdos com relativa frequência.

Mas os stories e lives (e eu estou sempre a falar disto) são excelentes para divulgar o teu Instagram profissional!

As pessoas sentem-se mais confortáveis e mais próximas de quem conhecem melhor.

Logo, ferramentas deste género permitem aos teus seguidores e potenciais clientes conhecer-te mais a fundo: a tua rotina, as tuas conquistas, as tuas dúvidas…

Mais que isso, permite-te conhecer a tua audiência através de sondagens, perguntas e questionários.

As publicações do teu feed vão atrair novas pessoas através das hashtags.

Ao fazer stories todos os dias estás a dar mais razões para essa pessoa te continuar a conhecer como profissional, te começar a seguir e potencialmente iniciar uma conversa contigo.

Lembra-te que o que procuras são pessoas que se tornem potenciais clientes e não apenas seguidores “vazios” e que não interajam.

Os Lives acabam por ser um bom complemento aos Stories, porque a interação com as pessoas é ainda mais pessoal e direta.

Se não te sentires confortável em fazer lives sozinho, podes convidar algumas pessoas para que se torne uma conversa e não um momento de ansiedade.

Reels

Esta foi das últimas ferramentas lançadas pela aplicação e, mesmo já tendo passado algum tempo, o alcance orgânico continua enorme.

O que significa que tens aqui outro potencial poderoso para divulgar o teu Instagram de forma gratuita e chegar a pessoas que interajam contigo.

“Mas o Reels não é só para rir?”

Também!

E quem disse que o negócio só tem de ser sério?

Brincadeiras à parte, o Reels pode ser usado como qualquer outra ferramenta: ou para ser mais sério e profissional, ou mais engraçado.

Mas “engraçado” não significa que tenha de ser pouco profissional!

Se tirares um tempo a explorar os Reels do Instagram vais ver que encontras um pouco de tudo.

Faz 1 ou 2, inclui hashtags relevantes na descrição, e depois diz-nos como foi a experiência e a recetividade das pessoas 😉

Mensagem Direta

Esta técnica foi testada e validada na Bizy.

E é algo tão simples que chega a ser estranho tão pouca gente fazer e que é…

Dar as boas-vindas a novos seguidores!

Quando alguém novo te começa a seguir, entra no perfil da pessoa e verifica se essa pessoa faz parte do teu cliente ideal.

Se sim, envia uma pequena mensagem privada em vídeo a apresentar-te, a agradecer por te ter seguido e a abrir a janela de comunicação caso a pessoa precise de alguma coisa.

Precisamente porque pouca gente o faz (porque, sim, dá trabalho!), esta técnica tem sido matadora para algumas das pessoas que conheço!

É uma forma simples de divulgar o teu Instagram, porque não é para toda a gente ver, mas a pessoa que recebe a mensagem vai recordar-se de ti mais rapidamente caso algum conhecido precise de um serviço que prestes.

E, digamos, é boa educação também 😉

Como Divulgar o teu Instagram mais Rapidamente

divulgar o teu instagram para assistentes virtuais
Foto de Alexander Shatov no Unsplash

Que é como quem diz, de forma paga, através de anúncios.

Os anúncios são uma forma muito rápida de conseguir chegar a potenciais clientes, já que literalmente vais passar a aparecer à frente deles.

Muitas vezes o teu potencial cliente nem sabe que precisa de ti, logo, não te procura.

Nessa altura, se um anúncio teu apresentar uma solução para um problema que ele tem, podes potencialmente ganhar um cliente.

Há duas formas de fazer anúncios: a forma fácil e a forma rentável.

Diz lá, não estavas à espera desta!

Botão Promover

Esta é a forma fácil, já que com meia dúzia de cliques (literalmente) consegues divulgar o teu Instagram (o perfil) ou uma publicação.

Com o botão Promover, podes fazer o teu anúncio através da aplicação, segmentar por idade e localização, e ainda acrescentar alguns interesses que a tua audiência possa ter (como empreendedorismo, marketing, assistente virtual, etc.)

Com esta opção, defines quanto queres gastar e ao longo de quantos dias.

E está feito! Assim tão simples.

A maior vantagem é realmente a parte de ser simples e traz muitas visualizações ao perfil.

A desvantagem é que não se torna tão rentável.

Gestor de Anúncios do Facebook

Como o Instagram pertence ao Facebook (empresa), a forma rentável de fazer anúncios é através do gestor de anúncios.

Antes de mais, deixa-me explicar-te o porquê do “rentável”.

Imagina que tens 10€ para investir numa publicidade para divulgar o teu Instagram. Estas são as diferenças entre cada uma das opções:

Botão PromoverGestor de Anúncios
1 único anúncio Vários anúncios
1 único públicoVários públicos diferentes
Orçamento para toda a duraçãoOrçamento diário (maior controlo)
Estatísticas básicasEstatísticas completas

Então, basicamente, tu com 10€ podes fazer publicidade para 1 único público OU para vários públicos (cada público tem um investimento mínimo de 1€).

Mais ainda, tens a questão de um Orçamento para toda a duração VS Orçamento diário, sendo que o último te dá maior controlo sobre os teus gastos.

Uma outra vantagem que não mencionei na tabela: no gestor de anúncios podes escolher divulgar o teu Instagram apenas nos Stories ou apenas no Feed.

Sem medos ou riscos de algo ficar desformatado.

“Qual a melhor opção para quem está a começar e não percebe nada disto?”

Tens de experimentar, claro.

Mas podes começar pelo básico, que é onde toda a gente começa: botão promover.

Pega no desenho da tua persona e inclui esses interesses quando estiveres a fazer o anúncio. E fazes o anúncio durante uns 5-7 dias.

Ao mesmo tempo, podes criar uma conta no Gestor de Negócios do Facebook e explorar a plataforma até que te sintas confortável.

Conclusão

Nunca pares de divulgar.

Independentemente de como o faças (de forma gratuita ou paga) o importante é nunca parar.

O algoritmo das redes sociais quer trabalhar contigo, mas tens de fazer a tua parte.

Para permitir que a ferramenta possa divulgar o teu Instagram mais assertivamente tens de ser consistente nas publicações e fazer posts que sejam relevantes para ti e para a tua audiência.

Quanto mais interação, mais divulgação.

É este o intuito.

Se usas o teu Instagram para promover os teus serviços de AV, diz-nos nos comentários que técnicas tens usado para o divulgar.

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