As Vantagens de Alongar 10 Minutos Por Dia

As Vantagens de Alongar 10 Minutos Por Dia

Agora que trabalho a partir de casa posso fazer exercício quando quiser!

Ahhh… quantos de nós não dissemos já isso na nossa cabeça… enquanto petiscávamos uns salgadinhos que roubámos da despensa?

Os ingleses chamam a isto “wishful thinking”… que em português se pode traduzir liberalmente como “vontade de acreditar”, ou tomar os desejos por realidade.

A realidade é bem diferente e por isso vamos apresentar-te as vantagens de alongar 10 minutos por dia!

As Vantagens De Alongar 10 Minutos Por Dia

Quando transitamos de uma carreira por conta de outrem para Assistente Virtual é sempre com a expectativa de ter mais tempo para nós e para a família!

Infelizmente, nem sempre assim é!

Principalmente na fase inicial em que ainda estás a aprender a gerir o teu tempo, é muito fácil ter algumas dificuldades para conciliar o trabalho, com as responsabilidades familiares e pessoais.

… Ora porque uma tarefa demorou mais tempo do que estimámos, ou porque uma reunião se prolongou por mais tempo do que era suposto, ou porque encontrámos algo interessante na internet e perdemos horas de vida sem darmos conta disso (quem nunca!!!) …

E acabamos por passar o dia inteiro sentados em frente ao computador!

Claro que ao fim de algum tempo o corpo se vai ressentir e repentinamente passamos a estar constantemente crocantes, com dores e a estalar por todo o lado!

E, na era do imediatismo em que vivemos, todos queremos soluções simples e rápidas!

Por isso, alongar 10 minutos por dia é daquelas coisas que consideramos ser uma “win-win situation.

É rápido, não tens de sair de casa, podes fazer em qualquer altura do dia, não tens de pagar para o fazer e os benefícios são imensos!

Porquê Alongar 10 Minutos Por Dia?

alongar na secretaria

Os alongamentos simples que podes fazer sentado à secretária podem não parecer grande coisa, mas são extremamente benéficos, quer para articulações, quer para músculos!

Depois de trabalhares várias horas sentado em frente ao computador, alongar 10 minutos por dia pode ajudar a melhorar a tua circulação e a reduzir a fadiga muscular.

Quando alongamos o nosso corpo melhoramos o fluxo sanguíneo e, por sua vez, ajudamos a que os nutrientes circulem pelo corpo.

Para além disso, estarás a contribuir para o melhoramento da tua saúde mental, visto que estarás a reduzir o stress e a libertar tensão.

É uma oportunidade de excelência para fazeres uma pausa mental, recarregares energias e acalmares a mente.

Bom, se te quiseres tornar mestre dos alongamentos, yoga, ou outra modalidade, podes fazer muito mais que isto!

Mas a realidade é que para a maioria dos comuns mortais esse não é o objetivo!

Por isso mais vale fazer como a tartaruga do conto d’ “A Lebre e a Tartaruga”… começar devagar para ir longe!

Se queremos ver mudanças reais nos nossos hábitos, mudanças que nos levem a hábitos consistentes e duradouros, temos de começar com um objetivo razoável (lembras-te do livro Hábitos Atómicos de que falámos aqui?)

Se começarmos com um objetivo demasiado grande e que nos obriga a grandes esforços ou alterações ao nosso modo de vida, temos muito menos probabilidades de sucesso.

Se começarmos com pequenos passos será mais fácil adaptar-nos a nossa vida a pequenas mudanças, ser consistentes e tornarmos essas mudanças em novas rotinas.

Benefícios de Alongar 10 Minutos Por Dia

Há vários benefícios em alongar 10 minutos por dia!

O alongamento pode, não só, ajudar a aumentar a tua flexibilidade, que é um importante fator de aptidão física, como também pode melhorar a tua postura, reduzir o stress e as dores no corpo, e muito mais.

1. Aumenta a tua flexibilidade

O alongamento regular pode ajudar a aumentar a tua flexibilidade, o que é crucial para a sua saúde em geral.

Não só uma maior flexibilidade pode ajudar-te a realizar atividades diárias com maior facilidade, como também pode ajudar a atrasar a mobilidade reduzida que pode surgir com o envelhecimento.

2. Aumenta a tua amplitude de movimento

Ser capaz de mover uma articulação através de toda a sua amplitude de movimento dá-te mais liberdade de movimento.

Alongar 10 minutos por dia regularmente pode ajudar a aumentar a tua amplitude de movimento.

3. Melhora o teu desempenho em atividades físicas

A realização de alongamentos ajuda a preparar os teus músculos para a atividade física. Pode também ajudar a melhorar o teu desempenho num evento desportivo ou exercício.

4. Aumenta o fluxo sanguíneo para os teus músculos

A realização de alongamentos ajuda a melhorar a tua circulação e esta contribui parta o aumento fluxo sanguíneo e o aporte de nutrientes aos músculos.

Isto contribui para a redução do tempo de recuperação e redução da dor.

5. Melhora a tua postura

alongar 10 minutos

Os desequilíbrios musculares são comuns e podem conduzir a uma má postura.

A nossa coluna está sob grande stress quando sentados ao computador.

O fortalecimento de grupos musculares específicos pode reduzir a dor musculoesquelética e encorajar um alinhamento adequado, melhorando a tua postura.

6. Ajuda a aliviar e a prevenir dores nas costas

Músculos tensos podem levar a uma diminuição da tua amplitude de movimento. Quando isto acontece, aumenta-se a probabilidade de rigidez dos músculos das costas.

Alongar 10 minutos por dia minimiza a rigidez e o desconforto muscular.

Uma rotina regular de alongamentos pode também ajudar a prevenir futuras dores nas costas, fortalecendo os músculos e reduzindo o risco de tensão muscular.

7. Alivia o stress

Quando estás stressado os teus músculos ficam tensos, isto porque eles contraem como resposta ao stress físico e emocional.

Concentra-te nas áreas do corpo onde tens tendência a acumular stress (pescoço, ombros, parte superior das costas).

8. Acalma a tua mente

Enquanto alongas dá uma pausa à tua mente. Esquece o trabalho e os problemas e concentra-te nos exercícios e foca-te em sentir o teu corpo.

9. Ajuda a diminuir as dores de cabeça de tensão

As dores de cabeça de tensão e stress podem interferir na tua vida diária e prejudicar a tua performance.

Alongar 10 minutos por dia pode fazer “milagres”, desde que acompanhado de uma alimentação variada, muita hidratação e o devido descanso

10. É um ato de self-care

Tal como o tempo que passamos a cuidar da nossa pele pode ser um momento de auto-cuidado, de introspeção e de prazer, também cuidar do nosso corpo o deve ser.

Para além da sensação de libertação proporcionada pelo alongamento, permite-te também reconectar contigo mesmo.

Conclusão

beneficios de alongar

O facto de não fazeres alongamentos e de passares grandes períodos sentado à secretária pode limitar os teus movimentos, ao fim de algum tempo, e tornar os teus músculos rígidos e mais curtos, devido à falta de exercício e de flexibilidade.

Isso torna os teus músculos mais fracos, aumentando o risco de lesões musculares, dores nas articulações e a sensação de rigidez generalizada.

E a situação piora à medida que a idade avança, já que as articulações vão perdendo parte da sua mobilidade.

Por isso começa o quanto antes a cuidar de ti, para que possas desfrutar de todas as possibilidades e liberdade que a vida de Assistente Virtual te dá!

Junta-te à Membership Vamos Club! onde juntos promovemos o bem-estar e saúde da comunidade!

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