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3 Ferramentas para automatizar processos

Para quem trabalha por conta própria e tem de ser o CEO, a secretária, o gestor de economato, a marketeer, o senior e o junior, o estafeta e até o motorista, automatizar processos é a chave de ouro para que consigas fazer tudo, sem te perderes.

No entanto, nem sempre é fácil aplicar a teoria na prática.

Para tornar os processos mais automáticos e fáceis de gerir, há que investir algum tempo a aprender conceitos e a estudar as diferentes opções.

Ou seja, adicionar estas duas tarefas ao já eterno rol que temos para cumprir.

A ansiedade pode rapidamente tomar conta de nós e só de imaginar em encher a cabeça com mais informação pode provocar-nos um autêntico ataque de pânico!

Mas calma!

Hoje vamos simplificar tudo isto.

Neste artigo, vamos falar de 3 ferramentas que te ajudam a automatizar processos.

São óptimas, muito intuitivas, e podem revelar-se três verdadeiros pastorinhos de Fátima (ou melhor, três milagres) no que toca à simplificação do teu trabalho.

Se nunca ouviste falar ou se tens curiosidade sobre o Mailerlite, o Calendly e o Zapier, é altura de ires buscar o teu chá quente ou as pipocas, porque vamos explicar-te de forma resumida tudo o que há para te apaixonares por estes três softwares!

E-mail marketing com o MailerLite

Quem faz ou quer fazer e-mail marketing tem que conhecer o MailerLite!

Claro que há outras ferramentas similares e que fazem um trabalho parecido.

Mas sabias que esta é considerada uma das melhores e mais simples no mercado?

Tem imensas funcionalidades, como, por exemplo, a construção de listas, de landing pages, automação, etc.

Se ainda não utilizas qualquer tipo de sistema de organização ou queres investir em e-mail marketing, está mais do que na hora de conheceres o MailerLite! 

Principais vantagens do MailerLite

Estas são algumas daquelas com que lidamos mais frequentemente (sim, esta é a que nós usamos):

  • Intuitivo – vais conseguir perceber isto assim que criares a tua conta e começares a enviar e-mails ou a criar landing pages;
  • Gratuito – tem uma excelente relação qualidade-preço, já que é extremamente funcional mesmo no plano gratuito (inclui automações no plano gratuito, o que é incrível!!);
  • Templates prontos a serem usados – se não tens grande queda para design, fica a saber que o MailerLite te oferece imensos templates pré-definidos que poderás usar e editar;
  • Edição e-mails – alterar fontes, cores, adicionar imagens, gifs, links… dá para tudo e um par de botas;
  • Acompanhamento das métricas – vais poder tomar decisões informadas através da análise das principais métricas, que estarão sempre à tua disposição;
  • Criação de landing pages – e não só: formulários, popups, promoções… há todo um mundo a explorar!

Como vês, há imensa coisa que podes trabalhar com o MailerLite e é por isso mesmo que é a nossa primeira sugestão no que toca a ferramentas para automatizar processos.

Agenda organizada com o Calendly

O Calendly é, nada mais, nada menos, que uma central de agendamento de reuniões profissional e eficiente.

Com isto, queremos dizer que ela consegue eliminar aquela troca de e-mails super chata do esta-data-dá-agora-já-não-dá (quem nunca?).

O tempo que se perde com estas comunicações é imeeeeenso e canalizá-lo para outras tarefas é ouro! 

O Calendly descomplica estes agendamentos.

O que faz é oferecer como opções apenas os horários que estão disponíveis na tua agenda.

Ou seja, abres a tua agenda somente nas janelas horárias que tens disponíveis para reuniões e, assim que alguém quiser marcar uma reunião contigo, percebe imediatamente quando é que estás livre.

Ao marcar uma hora contigo, esta é automaticamente confirmada.

Desta forma, ganham todos em três aspectos: reuniões agendadas sem conflitos entre as diversas agendas, lembretes enviados automaticamente e reagendamento facilitado para todos!

Além disto, o Calendly é capaz de gerir todo o processo da reunião ao enviar automaticamente e-mails com lembretes ou notas de agradecimento.

Se o tiveres ligado às ferramentas de reunião, o teu potencial cliente (e tu) recebe imediatamente um link de reunião também.

Com um passo simples para automatizar processos como este, estás a eliminar perdas de tempo e podes concentrar-te em tarefas que só tu mesmo podes fazer.

No fundo, é ter um assistente virtual para estas burocracias mais pequenas.

O Calendly também tem uma versão gratuita, que te permite criar até 1 link de reunião.

Se precisares de diferentes tipos de reuniões, para diferentes tipos de nichos ou personas, tens de passar para um plano pago.

Sincronização de aplicações com o Zapier

Por último, o Zapier.

O Zapier é A ferramenta que vais querer ao teu lado a partir do momento em que começares a trabalhar com várias aplicações e precisares de as gerir e interligar.

E a grande vantagem é que não precisas de saber escrever código!

O que esta ferramenta faz é automatizar tarefas repetitivas entre duas ou mais aplicações.

Ou seja, quando um evento acontece em determinada aplicação ou ferramenta (por exemplo, recebes uma encomenda), o Zapier vai levar outra aplicação a fazer algo específico (envio de um e-mail de resposta).

Quanto tempo é que vais poupar com isto? Muito!

O que vais fazer com esse tempo? Bem… Vê o que achas melhor e depois tagga-nos nos stories do Instagram.

O Zapier tem uma versão gratuita que te permite automatizar até 5 processos ou tarefas.

Conclusão

Atualmente, qualquer profissional já pode beneficiar muito de qualquer uma destas aplicações.

Mas, para nós, assistentes virtuais, é ainda mais importante que os processos não se percam a meio e que consigamos ter tudo o mais automático e prático possível.

Só assim conseguimos ter um negócio sólido e o tempo livre que queremos para as nossas vidas.

Ainda ficaste com dúvidas sobre isto tudo? Tens mais perguntas?

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