Para quem trabalha por conta própria e tem de ser o CEO, a secretária, o gestor de economato, a marketeer, o senior e o junior, o estafeta e até o motorista, automatizar processos é a chave de ouro para que consigas fazer tudo, sem te perderes.
No entanto, nem sempre é fácil aplicar a teoria na prática.
Para tornar os processos mais automáticos e fáceis de gerir, há que investir algum tempo a aprender conceitos e a estudar as diferentes opções.
Ou seja, adicionar estas duas tarefas ao já eterno rol que temos para cumprir.
A ansiedade pode rapidamente tomar conta de nós e só de imaginar em encher a cabeça com mais informação pode provocar-nos um autêntico ataque de pânico!
Mas calma!
Hoje vamos simplificar tudo isto.
Neste artigo, vamos falar de 3 ferramentas que te ajudam a automatizar processos.
São óptimas, muito intuitivas, e podem revelar-se três verdadeiros pastorinhos de Fátima (ou melhor, três milagres) no que toca à simplificação do teu trabalho.
Se nunca ouviste falar ou se tens curiosidade sobre o Mailerlite, o Calendly e o Zapier, é altura de ires buscar o teu chá quente ou as pipocas, porque vamos explicar-te de forma resumida tudo o que há para te apaixonares por estes três softwares!
E-mail marketing com o MailerLite
Quem faz ou quer fazer e-mail marketing tem que conhecer o MailerLite!
Claro que há outras ferramentas similares e que fazem um trabalho parecido.
Mas sabias que esta é considerada uma das melhores e mais simples no mercado?
Tem imensas funcionalidades, como, por exemplo, a construção de listas, de landing pages, automação, etc.
Se ainda não utilizas qualquer tipo de sistema de organização ou queres investir em e-mail marketing, está mais do que na hora de conheceres o MailerLite!
Principais vantagens do MailerLite
Estas são algumas daquelas com que lidamos mais frequentemente (sim, esta é a que nós usamos):
- Intuitivo – vais conseguir perceber isto assim que criares a tua conta e começares a enviar e-mails ou a criar landing pages;
- Gratuito – tem uma excelente relação qualidade-preço, já que é extremamente funcional mesmo no plano gratuito (inclui automações no plano gratuito, o que é incrível!!);
- Templates prontos a serem usados – se não tens grande queda para design, fica a saber que o MailerLite te oferece imensos templates pré-definidos que poderás usar e editar;
- Edição e-mails – alterar fontes, cores, adicionar imagens, gifs, links… dá para tudo e um par de botas;
- Acompanhamento das métricas – vais poder tomar decisões informadas através da análise das principais métricas, que estarão sempre à tua disposição;
- Criação de landing pages – e não só: formulários, popups, promoções… há todo um mundo a explorar!
Como vês, há imensa coisa que podes trabalhar com o MailerLite e é por isso mesmo que é a nossa primeira sugestão no que toca a ferramentas para automatizar processos.
Agenda organizada com o Calendly
O Calendly é, nada mais, nada menos, que uma central de agendamento de reuniões profissional e eficiente.
Com isto, queremos dizer que ela consegue eliminar aquela troca de e-mails super chata do esta-data-dá-agora-já-não-dá (quem nunca?).
O tempo que se perde com estas comunicações é imeeeeenso e canalizá-lo para outras tarefas é ouro!
O Calendly descomplica estes agendamentos.
O que faz é oferecer como opções apenas os horários que estão disponíveis na tua agenda.
Ou seja, abres a tua agenda somente nas janelas horárias que tens disponíveis para reuniões e, assim que alguém quiser marcar uma reunião contigo, percebe imediatamente quando é que estás livre.
Ao marcar uma hora contigo, esta é automaticamente confirmada.
Desta forma, ganham todos em três aspectos: reuniões agendadas sem conflitos entre as diversas agendas, lembretes enviados automaticamente e reagendamento facilitado para todos!
Além disto, o Calendly é capaz de gerir todo o processo da reunião ao enviar automaticamente e-mails com lembretes ou notas de agradecimento.
Se o tiveres ligado às ferramentas de reunião, o teu potencial cliente (e tu) recebe imediatamente um link de reunião também.
Com um passo simples para automatizar processos como este, estás a eliminar perdas de tempo e podes concentrar-te em tarefas que só tu mesmo podes fazer.
No fundo, é ter um assistente virtual para estas burocracias mais pequenas.
O Calendly também tem uma versão gratuita, que te permite criar até 1 link de reunião.
Se precisares de diferentes tipos de reuniões, para diferentes tipos de nichos ou personas, tens de passar para um plano pago.
Sincronização de aplicações com o Zapier
Por último, o Zapier.
O Zapier é A ferramenta que vais querer ao teu lado a partir do momento em que começares a trabalhar com várias aplicações e precisares de as gerir e interligar.
E a grande vantagem é que não precisas de saber escrever código!
O que esta ferramenta faz é automatizar tarefas repetitivas entre duas ou mais aplicações.
Ou seja, quando um evento acontece em determinada aplicação ou ferramenta (por exemplo, recebes uma encomenda), o Zapier vai levar outra aplicação a fazer algo específico (envio de um e-mail de resposta).
Quanto tempo é que vais poupar com isto? Muito!
O que vais fazer com esse tempo? Bem… Vê o que achas melhor e depois tagga-nos nos stories do Instagram.
O Zapier tem uma versão gratuita que te permite automatizar até 5 processos ou tarefas.
Conclusão
Atualmente, qualquer profissional já pode beneficiar muito de qualquer uma destas aplicações.
Mas, para nós, assistentes virtuais, é ainda mais importante que os processos não se percam a meio e que consigamos ter tudo o mais automático e prático possível.
Só assim conseguimos ter um negócio sólido e o tempo livre que queremos para as nossas vidas.
Ainda ficaste com dúvidas sobre isto tudo? Tens mais perguntas?
Ou precisas só daquele apoio básico para dares o pontapé de saída nesta nova carreira?
A Membership VAmos! Club é o melhor espaço para quem quer ser assistente virtual e para quem quer aumentar o volume de negócios.
Para além das partilhas de oportunidades de emprego, tens todo o apoio e partilhas da comunidade em si. Não só a nível técnico e de ferramentas, como de suporte quando também precisas do ombro amigo.
As inscrições estão encerradas, mas podes subscrever a nossa mailing list preenchendo o formulário da direita.
Assim estás sempre a par das novidades e és o/a primeiro/a a saber quando abrirmos inscrições.